sábado, 22 de outubro de 2011

I CONFERÊNCIA ESCOLAR DE MEIO AMBIENTE COLÉGIO MUNICIPAL JOÃO SEVERO DA CRUZ





A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e Equipe Gestora do Colégio Municipal João Severo da Cruz de Brejão da Caatinga realizaram a I Conferência Escolar de Meio Ambiente “Por um Brejão com mais Vida”. O evento que ocorreu dia 07 de outubro de 2011 atende aos anseios da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura. Tais anseios são a priori fazer da escola um espaço de formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.


De acordo com o documento Formando COM-VIDA, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na escola do Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, a proposta da criação das COM-VIDAS está ligada ao processo da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que em sua primeira edição, em 2003, produziu a Carta “Jovens Cuidando do Brasil”, que pedia a criação de espaços de participação em defesa do meio ambiente nas escolas. A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA é uma resposta a esse pedido. Já na II Conferência, em 2005, muitas COM-VIDAS ajudaram suas escolas na organização das Conferências de Meio Ambiente.

A COM-VIDA faz parte da comunidade escolar. Todas as pessoas e organizações envolvidas com o tema na escola podem participar. Além delas, a escola pode convidar outras pessoas e organizações comprometidas com o meio ambiente. A melhor forma de participar é tomar a iniciativa e reunir pessoas em torno desse movimento por um mundo melhor. De uma forma geral, participam da COM-VIDA na escola: estudantes, professores, funcionários, pessoas da comunidade...

A Conferência na Escola é um momento muito rico, pois permite a estudantes, professores, funcionários e a comunidade escolar refletirem sobre a melhoria da qualidade de vida na escola, no lugar, no país e também no mundo. A Conferência na Escola é um espaço do conhecimento onde se exercita o debate público e a capacidade de defender, negociar e eleger idéias comuns. É o momento de reconhecer responsabilidades e de produzir ações e projetos.

O evento foi resultado da atuação brilhante do professor Olegário Santos Gomes (Coordenador da COM-VIDA), corpo administrativo, professores, alunos, pessoal de apoio e comunidade local. A Assessora do Departamento de Meio Ambiente, Suely Rita ministrou uma palestra pautada no tema: Agenda 21 Escolar e Sua Contribuição Para a comunidade. Os Técnicos de Meio Ambiente da Ferbasa, Josias Lopes Amorim Neto e Edgar Soares discorreram sobre as atividades realizadas pela empresa na área de Meio Ambiente.


Estudantes, professores, funcionários e a comunidade escolar debateram sobre os problemas ambientais da comunidade, as “pedras do caminho”, para posterior construção de um plano de ação. Para finalizar a Conferência um grupo teatral local denominado Caatincultura apresentou uma peça teatral cujo tema foi: “Nossa Missão é Cuidar do Meio Ambiente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário