sábado, 19 de julho de 2014

RÁDIO NUPORANGA FM – 98 FM


A 98 FM é uma estação de radio  brasileira com sede na cidade de Campo Formoso, Bahia e opera na frequência 98,1 Mhz e também pela internet (www.radiofm98.com.br).

A rádio foi fundada em 25 de setembro de 1989 pelo empresário José Veras de Carvalho, naquela época a potencia do transmissor era de apenas 250 watts, hoje são 5 quilowatts. Mais de 35 municípios recebem o sinal da Rádio, sendo que a antena e transmissores estão fixados na Serra do Barro Amarelo, ponto estratégico para maior alcance do sinal.

 A primeira sede, onde funcionava o estúdio de transmissão ficava na Rua Dois de Julho, em 1993 passou a funcionar na Rua Belo Horizonte, hoje funciona na Rua dos Crisântemos, Bairro Bosque das Mangueiras. Naquele momento foi a 4ª emissora da Bahia a receber o Sistema Digital Computadorizado em Rádio.

Os primeiros radialistas foram Ijauí Rios, William Veras, Paulo Henrique Veras, “Duquinha”, Amorim Neto e Joel de Sena. Hoje a programação da Rádio é feita por Zito Veras, Reinaldo Rios, Paulo Santos, Janete Lima, Ana Paula, Sérgio Sátiro e Jota Maia, Gilvan Macário e Marcondes Nunes.

Quando foi fundada a Rádio tinha uma programação norteada pelas tendências das rádios dos grandes centros urbanos do nosso País.  Hoje a programação da rádio é diversificada apresentando diversos estilos musicais com enfoque para o regionalismo. Faz coberturas de festejos populares, eventos sociais e políticos. Foi a primeira radio FM da região a fazer cobertura de jogos de futebol.

A Rádio sempre procura fazer trabalhos comunitários de caráter social. Programas como o Ação Total e o Use e Abuse  tinham como prioridade a participação popular.  Atualmente o programa que tem maior atuação voltada para a comunidade é  o 98 Notícias, programa jornalístico que se tornou o principal meio de informação de assuntos locais.

No decorrer de sua existência participou de movimentos populares de caráter nacional. Pode-se mencionar ainda a realização de campanhas em prol do bem estar da sociedade nas áreas de combate às drogas e saúde. O Programa Tempo de Saúde tinha a participação do saudoso Dr. Paulo, in memoriam, neste o povo fazia questionamentos relacionados à saúde e o médico respondia ao vivo. Foi aberto espaço para as igrejas Evangélicas e Católica que mantém programas evangelísticos.


A Rádio tem se preocupado com a melhoria do meio ambiente ao apresentar metérias jornalísticas, abrir espaços para entrevistas e colocar plaquetas informativas nas árvores da cidade e povoados enfocando a necessidade de preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário