Com o crescimento acentuado das nossas cidades, torna-se cada vez mais importante e urgente à universalização do saneamento básico pelos benefícios que propiciam ao desenvolvimento social, cultural e econômico.
Em termos de água, o município de Campo Formoso é bem servido. Nas áreas rurais a água é captada ou distribuída através dos rios e riachos que formam a rede hidrográfica municipal e em poços artesianos implantados pela prefeitura.
As localidades maiores dispõem de sistema de abastecimento de água que são abastecidos por pequenos barramentos. Diversas comunidades tiveram seus sistemas de abastecimento implantados pela CERB – Companhia de Engenharia Rural da Bahia, com recursos do próprio governo e do banco alemão KFW, são sistemas simplificados de abastecimento de água que são gerenciadas por uma central de associações que tem a sua sede em Jacobina-BA.
O esgotamento sanitário da Sede do município consiste numa rede implantada pela Prefeitura Municipal que abrange aproximadamente 40% da cidade. Nos bairros mais carentes, os esgotos domésticos são conduzidos a céu aberto pelas vias públicas, e se acumulam nas partes mais baixas e nas várzeas naturais, formando lagoas de decantação. Nos períodos chuvosos, as águas acumuladas nas lagoas são conduzidas para os diversos córregos e rios que formam a macro-drenagem da região. Não existe sistema de tratamento de esgoto, sendo este lançado “in natura” na drenagem natural. As águas pluviais são drenadas por uma rede de pequeno calibre ou escoam livremente pelas ruas.
Na zona rural, a maioria das localidades não possui sistema de esgotamento sanitário, sendo os efluentes dos esgotos domésticos descartados através de soluções individuais, predominando o uso de fossas com sumidouros ou descartados diretamente no terreno natural, na maioria dos casos. As localidades que receberam o sistema de abastecimento de água implantado pela CERB e banco alemão KFW adquiriram também um sistema simplificado de esgotamento sanitário.
O Sistema de Saneamento Básico da cidade de Campo Formoso está em fase de construção. O trabalho está sob a direção da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, gestora do projeto. É uma obra que faz parte do Programa de Revitalização do Rio São Francisco com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
Na sede do município os resíduos sólidos são coletados porta a porta pela prefeitura, utilizando caminhões compactadores. Os resíduos recolhidos são dispostos em um lixão localizado próximo a Serra do Serrote, a 30 km da sede. Nas localidades maiores, situadas na zona rural, há coleta semelhante à sede.
obrigado professor Jassom seu trabalho mim ajudou muito na realização de uma atividade da FAIBRA
ResponderExcluir