segunda-feira, 8 de julho de 2013

GUABIRABA (Campomanesia Sp.)



Nas capoeiras, pastagens e pequenos bosques da Zona das Grotas do município de Campo Formoso é  encontrada uma pequena árvore que oferece um fruto  de sabor e aroma agradáveis que chamamos de Guabiraba.

A guabiraba ou Guabiroba é o fruto produzido por um arbusto silvestre que cresce nos campos e pastagens dos cerradobrasileiros. Vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico. É heliófita (se desenvolve na presença de luz), característica das submatas abertas ou de vegetação semidevastada. 

Não é exigente quanto ao solo, crescendo inclusive em terrenos pobres e não perde as folhas facilmente (decídua). No Brasil existem muitas espécies e variedades de frutos que levam o mesmo nome popular, gabiroba ou guabiroba, de origem guarani, que significa “árvore de casca amarga”.

Pertence à família Myrtaceae Juss, representada por aproximadamente 140 gêneros, os quais reúnem mais de 3.000 espécies que se distribuem nas regiões tropicais e subtropicais. Várias propriedades terapêuticas têm sido atribuídas à espécie de Campomanesia, tais como: antiinflamatória, anti-reumática, entre outras. É dividida em duas subfamílias: Leptospermoideae e Myrtoideae.

Normalmente os frutos são plurisseriados e embriões com testa glandulosa.  São arredondados, de coloração verde-amarelada, com polpa esverdeada, suculenta, envolvendo diversas sementes muito parecido com uma goiabinha. A floração ocorre entre os meses de setembro e novembro e a frutificação entre novembro e fevereiro.

Os frutos das Campomanesias destacam-se como importante recurso alimentar da fauna, composta por um grande número de pássaros, pequenos mamíferos, peixes, macacos e até répteis, representam os principais agentes dispersores das sementes da espécie.

Suas cascas e folhas, preparadas por infusão, são utilizadas na medicina popular contra diarréia, problemas do trato urinário e leucorréia.


REFERÊNCIAS

1. ALMEIDA, Rafael da C.; COSTA, Diego de M.V.da; OLIVEIRA, George L. da Silva MENDES Sabrina Mª. V.. Abordagem Fitoquímica do Extrato Foliar da Guabiraba, Campomanesia Lineatifolia. Disponível em:http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1076/86. Acesso em 01 de julho de 2013.
2. DICIONÁRIO ON LINE DE PORTUGUÊS. Guabiroba. 
Disponível em:http://www.dicio.com.br/guabiroba/. Acesso em 01 de julho de 2013.
3. VALLILO, Maria Isabel; BUSTILLOS, Oscar Vega; AGUIAR, Osny Tadeu de. Identificação de Terpenos no Óleo Essencial dos Frutos de Campomanesia Adamantium (Cambessédes) O. Berg – Myrtaceae. Rev. Inst. Flor., São Paulo, v. 18, n. único, p. 15-22, dez. 2006. 
Disponível em: http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/revista_if/rev18-unicopdf/15-22.pdf. Acesso em 01 de julho de 2013.
4. WIKIPEDIA.ORG. Gabiroba. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gabiroba. Acesso em 01 de julho de 2013.

Um comentário: