sábado, 18 de outubro de 2014

MUCUNÃ (Mucuna Sp.)

A Mucunã (Mucuna Sp.) é uma planta trepadeiras encontrada nas matas do  município de Campo Formoso. Trata-se de uma planta da família Fabaceae que possui vagens cobertas com pelos, os quais, em contato com o corpo, ocasionam uma coceira intensa, essa coceira é graças a uma enzima de nome mucunaína.

Possuem em suas raízes certas bactérias que fixam o nitrogênio do ar e os transformam em nitratos. As sementes de várias espécies de mucunã são extremamente ornamentais, sendo usadas em diversos tipos de artesanato.

É Indicada no tratamento da doença de Parkinson, da impotência sexual e como anabólico. O seu extrato é também conhecido por estimular o estado de alerta e melhorar a coordenação. Estimula também a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular.  

REFERÊNCIAS
Wikipédia.  Mucuna. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mucuna. Acesso em 20 de setembro de 2014.
Dicionário informal.  Mucuna. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/mucun%C3%A3/. . Acesso em 20 de setembro de 2014.
Dicio.com. br. Mucuna. Disponível em: http://www.dicio.com.br/mucuna_2/.  Acesso em 20 de setembro de 2014.
Beleza da caatinga. Mucuna pruriens. Disponível em: http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2012/01/mucuna-mucuna-pruriens.html. Acesso em 20 de setembro de 2014.

Emporium Natural. Mucuna Olho de Boi. Disponível em:  http://www.emporiumnatural.com.br/produtos/2-6-1821/Olho+de+Boi. Acesso em 20 de setembro de 2014.
Práticas em botânica. Praticas em botânica na mata atlântica catarinense/itapoa- sc/ Disponível em: http://praticasembotanica.com/galeria-de-imagens/praticas-em-botanica-na-mata-atlantica-catarinense/itapoa-sc/. Acesso em 20 de setembro de 2014.
Arvores de São Paulo. A curiosa mucuna ou pó de mico/ Disponível em: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2011/09/05/a-curiosa-mucuna-ou-po-de-mico/. Acesso em 20 de setembro de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário