terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CAMPO ALEGRE, CAMPO FORMOSO, BAHIA

A área onde se encontra a comunidade de Campo Alegre era coberta pela Floresta Estacional Decidual, onde havia grande número de Amargosos ou Perobas, pouco dela restou. No lugar onde havia a mata há extensas áreas de vegetação secundária que a população local chama de  capoeira (do tupi kapu’era, que significa mata que foi).

Segundo relatos, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, se escondeu numa das matas que fica próxima a Campo alegre. Dizem que enquanto estava no lugar um médico da cidade de  Senhor do Bonfim enviou bolachas envenenadas com o intuito de matar Lampião e o seu bando. Ao receber a doação do alimento mencionado, Lampião utilizou uma colher feita de um determinado tipo de metal que  fumaçava ao entrar em contato com certos tipos de venenos. Ao descobrir que o alimento estava envenenado jurou vingança aqueles que tentaram tirar a sua vida e de seus companheiros. 

Em Campo Alegre há poucas casas onde moram agricultores que sobrevivem do cultivo da mandioca, feijão, milho, andu e da criação de animais. No centro da comunidade há uma pequena igreja e uma casa de farinha.


   











Nenhum comentário:

Postar um comentário