A sua economia tem como base produtiva à mineração e atividades produtivas afins, ao lado da agropecuária, a economia municipal desfruta de uma situação privilegiada em relação a outras economias da região do semiárido, pois se beneficia além das receitas e empregos gerados pela agropecuária, daqueles gerados pelo setor industrial e dos segmentos uniformes de comercialização de pedras, de lapidação e artesanato.
Apesar de possuir inúmeras riquezas naturais e um povo de cultura rica apresenta muitos problemas socioeconômicos, especialmente no interior do município. Podemos afirmar que o desenvolvimento do município de Campo Formoso é dificultado por vários fatores. Os principais são mão de obra em geral com baixa qualificação, falta de uma infraestrutura eficiente e má distribuição de renda e das terras agrícolas
Grande parte desses problemas socioeconômicos poderia ser amenizada com a introdução de políticas publicas que possibilitem o melhor uso dos recursos existentes. Essa evidencia indica a necessidade de reestruturação e fomento à agricultura, através de recorrência a processos de adaptação ao quadro de adversidade que poderá atenuar o impacto da seca e facilitar o acesso ao crédito.
Observando a realidade atual e o Plano de Desenvolvimento Municipal de Campo Formoso do ano 1998 realizado pelo SEBRAE, verifica-se que é necessário a construção de obras de infraestrutura como pavimentação e melhoria de estradas, açudes, barragens, poços tubulares, cisternas de produção e a institucionalização mais eficaz da assistência técnica e creditícia aos pequenos e médios produtores. Além do mais é preciso que se implante uma central de abastecimento de alimentos no município.
No que se refere ao setor industrial é necessário que se implante indústrias de beneficiamento do sisal, de alimentos e de transformação mineral. É necessária a Implantação de frigoríficos para beneficiamento de carnes eindústrias para beneficiamento de leite.
Na área de comércio e serviços é preciso implantar uma infraestrutura capaz de alavancar o turismo em especial o ecológico. Vale ressaltar a necessidade de investimentos para a manutenção e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do município, como por exemplo, a ampliação, restauração e revitalização do centro cultural.
Intervenções em saneamento ambiental são imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida da população campo-formosense, tais como: Melhoria do sistema de abastecimento de água em todo o município, inclusive com a construção de sistemas de tratamento de água; Desenvolvimento de programas para preservação e proteção de nascentes e mananciais; Construção e melhoria de redes e estações de tratamento de água; Construção de aterro sanitário para atender a sede municipal e adjacências; Construção de aterros sanitários simplificados para atender localidades mais distantes; Implantação de um programa de coleta seletiva que permita uma segregação e destinação correta dos resíduos.
Face aos dados apresentados podemos afirmar que a seca não é o problema mais grave de Campo Formoso, ela apenas agrava os problemas socioeconômicos já existentes. Para resolvê-los é preciso buscar suas causas e aplicar planos para diminuí-la.
REFERÊNCIAS
SEBRAE. Plano de Desenvolvimento Municipal – Campo Formoso. Envelope & Cia, Salvador, 1998.
SRH/ PEACS/ DAMICOS. 2002. Cenário Socioeconômico e Ambiental da Bacia do Alto e Médio Itapicuru, Bahia, Brasil.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário