sábado, 21 de março de 2015

CAMPO FORMOSO: PROBLEMAS E PERSPETIVAS

Região de Tiquara
Por estar na zona semiárida do Nordeste brasileiro, poderíamos afirmar que os principais problemas socioeconômicos do município de Campo Formoso advenham da ocorrência das secas, no entanto, a sua área territorial, correspondente a 7.258,676 km2, onde residem mais de 66.616 habitantes segundo o censo 2010 do IBGE, apresenta um grande potencial econômico dado às inúmeras riquezas naturais.

A sua economia tem como base produtiva à mineração e atividades produtivas afins, ao lado da agropecuária, a economia municipal desfruta de uma situação privilegiada em relação a outras economias da região do semiárido, pois se beneficia além das receitas e empregos gerados pela agropecuária, daqueles gerados pelo setor industrial e dos segmentos uniformes de comercialização de pedras, de lapidação e artesanato.

Apesar de possuir inúmeras riquezas naturais e um povo de cultura rica apresenta muitos problemas socioeconômicos, especialmente no interior do município.  Podemos afirmar que o desenvolvimento do município de Campo Formoso é dificultado por vários fatores. Os principais são mão de obra em geral com baixa qualificação, falta de uma infraestrutura eficiente e má distribuição de renda e das terras agrícolas

Grande parte desses problemas socioeconômicos poderia ser amenizada com a introdução de políticas publicas que possibilitem o melhor uso dos recursos existentes. Essa evidencia indica a necessidade de reestruturação e fomento à agricultura, através de recorrência a processos de adaptação ao quadro de adversidade que poderá atenuar o impacto da seca e facilitar o acesso ao crédito.

Observando a realidade atual e o Plano de Desenvolvimento Municipal de Campo Formoso do ano 1998 realizado pelo SEBRAE, verifica-se que é necessário a construção de obras de infraestrutura como pavimentação e melhoria de estradas, açudes, barragens, poços tubulares, cisternas de produção e a institucionalização mais eficaz da assistência técnica e creditícia aos pequenos e médios produtores. Além do mais é preciso que se implante uma central de abastecimento de alimentos no município.  

No que se refere ao setor industrial é necessário que se implante indústrias de beneficiamento do sisal,             de alimentos e de transformação mineral. É necessária a Implantação de frigoríficos para beneficiamento de carnes eindústrias para beneficiamento de leite.

Na área de comércio e serviços é preciso implantar uma infraestrutura capaz de alavancar o turismo em especial o ecológico. Vale ressaltar a necessidade de investimentos para a manutenção e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do município, como por exemplo, a ampliação, restauração e revitalização do centro cultural.

Intervenções em saneamento ambiental são imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida da população campo-formosense, tais como: Melhoria do sistema de abastecimento de água em todo o município, inclusive com a construção de sistemas de tratamento de água; Desenvolvimento de programas para preservação e proteção de nascentes e mananciais; Construção e melhoria de redes e estações de tratamento de água; Construção de aterro sanitário para atender a sede municipal e adjacências; Construção de aterros sanitários simplificados para atender localidades mais distantes; Implantação de um programa de coleta seletiva que permita uma segregação e destinação correta dos resíduos.

Face aos dados apresentados podemos afirmar que a seca não é o problema mais grave de Campo Formoso, ela apenas agrava os problemas socioeconômicos já existentes. Para resolvê-los é preciso buscar suas causas e aplicar planos para diminuí-la.

REFERÊNCIAS
SEBRAE. Plano de Desenvolvimento Municipal – Campo Formoso. Envelope & Cia, Salvador, 1998.
SRH/ PEACS/ DAMICOS. 2002. Cenário Socioeconômico e Ambiental da Bacia do Alto e Médio Itapicuru, Bahia, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário