segunda-feira, 27 de julho de 2015

CAMPO FORMOSO – TERRA DE MUITOS MINÉRIOS

Monumento: Praça dos Minérios
O município de Campo Formoso possui em seu subsolo uma imensa riqueza mineral. A geologia revela a existência de rochas graníticas, jazidas de cristal de rocha, cromo, calcário, pedras preciosas e semipreciosas. Há reservas de esmeralda, calcita, citrine, ametista e mármore.

A busca e extração de minérios em Campo Formoso são antigas. A povoação que deu origem a cidade de Campo Formoso surgiu na época da colonização das terras do interior do Brasil colônia, período em que bandeirantes baianos buscavam minas de ouro e prata. De acordo com os historiadores Edith Alves e José Freitas, o ouro foi explorado numa velha mineração que fica próximo ao povoado de Santo Antônio.

O Salitre foi extraído no Pacuí, este minério era transportado em lombo de burros para o porto da Bahia e lá seguia para Portugal. Do salitre extraia-se a pólvora utilizada na indústria da guerra. Na época da Segunda Guerra Mundial deu-se início da exploração de cristal de rocha, utilizado pela indústria bélica Norte-Americana.

O cromo é extraído no complexo máfico/ultramáfico de Campo Formoso, onde se encontra uma as mais importantes mineralizações desse mineral conhecidas no Brasil. A primeira mina de cromo foi registrada em 1935, sendo que a lavra aconteceu a partir de 1962. 
O calcário usado para a fabricação de cimento é explorado numa imensa jazida localizada nas proximidades do povoado de Tiquara. A fábrica de Cimento de Campo Formoso iniciou a sua atividade em 1976.

Em 1983 foi descoberta uma mina de esmeraldas na Fazenda Piabas, posteriormente se tornou o Garimpo do Socotó, uma área de produção de esmeralda bruta lapidável. No local foram extraídas esmeraldas reconhecidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil.

Os nossos cristais são pedras raras e belas, que se tornam ainda mais especiais com o trabalho dos artesãos da cidade. São produzidas estatuetas, joias, objetos de decoração e adereços feitos em sua maioria com os minerais de Campo Formoso. Os trabalhos, produzidos  já foram expostos em feiras internacionais e dão notoriedade ao município.

O comércio de pedras preciosas e semipreciosas, oriundas dos garimpos de Campo Formoso e de outros pontos do Brasil é realizado especialmente na “Feira do Rato”, no centro da cidade. Lá ocorre o conhecido "rolo", ou seja, a troca de pedras por televisores, celulares, casas, propriedades rurais, automóveis, entre outros. A "feira do rato" surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes. Devido ao intenso comércio de esmeraldas a cidade é conhecida como “Cidade das Esmeraldas”.

A extração, beneficiamento e comercialização dos recursos minerais são atividades importantes para a economia no município de Campo Formoso, no entanto é preciso compreender que a mineração, evidentemente, causa um impacto ambiental considerável. Ela altera intensamente a área minerada e as áreas vizinhas, onde são feitos os depósitos de estéril e de rejeito.  

È preciso que os órgãos ambientais, as empresas mineradoras, garimpeiros e a sociedade civil trabalhem de maneira conjunta para que a maneira de  explorar os  nossos minérios ocorra em consonância com legislação vigente e venha a promover o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

REFERENCIAS

Exploração da cromita em Campo Formoso (BA) compromete qualidade de vida das comunidades. http://verbetes.cetem.gov.br/verbetes/ExibeVerbete.aspx?verid=176.
Riquezas minerais e naturais de Campo Formoso são tema de mais uma reportagem da Rede Globo. http://www.campoformosonoticias.com/v4/2015/02/riquezas-minerais-e-naturais-de-campo-formoso-sao-tema-de-mais-uma-reportagem-da-rede-globo/
FREITAS, Edith Alves de A.; SILVA, José Freitas da. História da Freguesia Velha de Santo Antônio Campo Formoso. 2. ed. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2004.
Análise das técnicas aplicadas para recuperação de áreas degradadas pela mineração na região de Campo Formoso-Ba. CARVALHO, L.P, 2014. http://www.augustogalvao.edu.br/wp-content/uploads/Monografia-de-Leonardo-Pereira.pdf
RAIMUNDO, Almeida Filho**, Francisco J. F. Ferreira** , Francisco V. Da Silva** & Paulo Veneziani*.Contribuição Ao Estudo Do Complexo Máfico/Ultramáfico De Campo Formoso Usando Sensoriamento Remoto E Dados Aeromagnéticos. Revista Brasileira de Geociências. junho de 1999. Disponível em: http://sbgeo.org.br/pub_sbg/rbg/vol29_down/2902/2902203.pdf. Acesso em 24 de dezembro de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário