segunda-feira, 20 de junho de 2016

MARACUJÁ DE BOI (Passiflora Cincinata)

 
Nas áreas de floresta estacional, cerrados e caatingas campoformosenses encontrarmos um fruto com casca esverdeada e polpa branca, onde se escondem dezenas de sementes. A esse fruto damos o nome de Maracujá de boi. Ele é amplamente conhecido por Maracujá da caatinga (Passiflora cincinnata) e ainda como Maracujá-mochila, Maracujá do Mato e Maracujá-tubarão.

A planta que o produz é de natureza perene e resistente à seca, sobrevivendo em condições de absoluta estiagem. Pertence à família Passifloraceae e apresenta ampla distribuição na América do Sul, sendo registrada do leste do Brasil até o oeste da Bolívia, ocorrendo em principalmente na caatinga, mas também encontrada em floresta estacional e cerrado.

A fruta tem alto valor nutritivo, de efeito calmante e relaxante. O fruto é extremamente saboroso e perfumado. É uma rica fonte de potássio, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B. A combinação de nutrição com sabor e aroma fazem do maracujá de boi matéria-prima para produção de produtos como sucos, polpas, geleias e sorvetes.

Trepadeira alta subarbustiva volúvel, medindo de 2 a 12m comprimento; ramos cilíndricos ou subangulosos, 0,5-1 cm de largura, glabro, com gavinhas espiraladas estriados, com estípulas filiformes, persistentes. Folhas simples, alternas; lâmina 5-10 x 2-4 cm, elíptica a oval-elíptica, cartácea, 3-5-palmada; pecíolo cilíndrico, 1-5 cm de comprimento, com 2 glândulas nectaríferas basais. Inflorescências axilares, solitárias. 

Possui flores vistosas, monoclinas pentâmeras; cálice actinomorfo, sépalas livres, oblongas a lanceoladas, 2,5-3 cm comprimento; corola actinomorfa, púrpura a roséa, pétalas livres, oblongo- lanceoladas, 3,54 cm comprimento, com uma corona de filamentos, multisseriada, cerúlea, rósea a púrpura. Fruto baga, ovóide, 5-6 x 3-4 cm. Sementes inúmeras, ovais, foveoladas, negras, medindo 6 x 3 mm. 

Por apresentar floração praticamente ao longo de todo o ano, esta espécie pode ser considerada como uma fonte constante de néctar e pólen para as abelhas da Caatinga. Suas flores são visitadas frequentemente por abelhas, vespas, mariposas e beija-flores.

REFERENCIAS
SLOW FOOD BRASIL. Maracujá da Caatinga. Disponível em: http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/440-maracuja-da-caatinga. Acesso em 20 de Junho de 2016.
CERRATINGA. Maracujá da Caatinga. Disponível em:  http://www.cerratinga.org.br/maracujadacaatinga/. Acesso em 20 de Junho de 2016.
NATUREZA BELA. Maracujá do Mato - Passiflora cincinnata. Disponível em:  http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2014/01/maracuja-do-mato-passiflora-cincinnata.html. Acesso em 20 de Junho de 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário