domingo, 12 de agosto de 2012

CAVERNAS EM CAMPO FORMOSO



O município de Campo Formoso, localizado no Centro-Norte do Estado da Bahia, possui um grande potencial espeleológico. Suas inúmeras cavernas são estudadas por grupos de espeleólogos que fazem o reconhecimento destas através do mapeamento de salões e corredores. Vários grupos de espeleólogos já fizeram estudos em cavernas do município de Campo Formoso, destacando-se a SEE (Sociedade Excursionista e espeleológica) e a SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia). Esses dois grupos mapearam a gruta do convento, as pontes do Sumidouro e a Gruta do Cesário. 

 Sem dúvida, o grupo de espeleólogos que mais se destacou e continua em destaque é o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas.  O Grupo Bambui é formado de profissionais de diversas áreas como engenheiros, geólogos, médicos, psicólogos, entre outros. Os componentes do Bambui misturam o amor e a emoção pela espeleologia com o cientifico.  
           
De acordo com Renato Scapolatempore em matéria publicada no Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte em 1999, os estudiosos já não têm duvida que, dezenas de milhares de anos atrás, no lugar da vegetação rala do sertão de Campo Formoso havia ali exuberante floresta tropical. A matéria menciona que as peças mais importantes que apóiam essa teoria são duas ossadas de macaco semelhante ao mono carvoeiro e os restos de uma preguiça gigante em final de gestação, com o feto fossilizado. Segundo Castor Cartelle, paleontólogo da Universidade de Minas Gerais, esses macacos viviam em arvores altas e não podiam ter sido arrastados pela água de muito longe. Cartelle afirma ainda que essa floresta que existia nessa zona nordestina poderia ter sido um prolongamento da Mata Atlântica.  
           
Vários fósseis já foram encontrados nas grutas de Campo Formoso, são eles: tigre dente-de-sabre, ursos, morcegos e pequenos animais carnívoros. O tigre dente-de-sabre era pouco maior que um leão, o urso era do tamanho de uma ovelha, segundo Cartelle talvez tenha sido o menor urso que já existiu no planeta. Na região viveu há cerca de 15 mil anos o lhama, um animal de clima frio. Segundo Cartelle, deve ter ocorrido um fenômeno climático há milhares de anos que fez com que o território brasileiro se tornasse um refúgio para o rigoroso frio que avançou sobre outras regiões do continente.  
           
O Grupo Bambui e Castor Cartelle encontraram um macaco conhecido como Protopithecus brasiliensis (espécie extinta) e partes de outra espécie desconhecida denominada Caipora Bambuiorum, em homenagem ao Grupo bambui. O Caipora Bambuiorum era menor que o Prothopithecus, vivia no alto das arvores e se alimentava de frutas. O Protopithecus era maior que o Mono Carvoeiro, o maior primata das Américas. 
 
A Gruta do Convento situa-se nas proximidades do povoado de Baixa Grande e Abreus, sua extensão é calculada em 6 km. A Gruta da Toca da Onça se encontra no Povoado de Tiquara, tem grande importância cientifica, pois, no seu interior encontramos uma grande variedade de pinturas rupestres, embora em sua maioria já depredadas. A Gruta de Abreus ou do Cesário apresenta inscrições atribuídas aos índios que viviam nas suas imediações. A Gruta Icó situa-se proximidades do povoado de Caraíbas. Nas proximidades do povoado de Lage dos Negros estão a Gruta da Barriguda e Toca da Boa Vista, as quais têm sido atrativas para estudiosos não somente devido à beleza, mas também devido as suas extensões e à presença de fosseis no interior dessas cavidades.
           
A Toca da Boa Vista, com mais de 120 km de galerias mapeadas até 2007, é a maior gruta do Hemisfério Sul.  É um poço árido e quente, no seu interior a temperatura oscila entre 27 e 32 graus centígrados. O lençol freático que escavou suas entranhas foi extinto a milhares de anos. A expectativa dos pesquisadores é que sua extensão real chegue aos 200 km.
           
A Toca da Boa Vista e as cavernas vizinhas não são locais agradáveis para visitas de caráter recreacional. A alta temperatura interna (27 - 29 ºC) traz desconforto à atividade de exploração, e obstáculos diversos ao longo do percurso fazem com que muitos de seus trechos mais cênicos estejam fora do alcance de leigos. No entanto, ainda que não possua atributos como rios subterrâneos e ornamentações ativas como em muitas cavernas turísticas, muitos trechos nestas cavernas podem ser considerados entre os mais espetaculares existentes em todas as cavernas brasileiras.
           
O Conduto dos Discos Voadores, na Toca da Boa Vista, é uma extensa série de salões e galerias que contém excelentes exemplos de espeleotemas subaquosos, como jangadas, cones, vulcões e marquises. Essas ocorrências incluem-se entre as mais expressivas do tipo em cavernas brasileiras. O Conduto Caatinga, na Toca da Barriguda, é profusamente ornamentado com belas espeleotemas cristalinos com destaque para as estalagmites. 

 Espeleotemas de gesso e bassanita, incluindo pequenos candelabros, ocorrem em alguns locais. Espeleotemas mais comuns, como estalactites, estalagmites e escorrimentos são abundantes em muitos trechos das cavernas. No extremo norte da Toca da Boa Vista, um rio seco, cujo leito é preenchido por calcita de cor branco-leitosa, corre por sobre um solo de argilas avermelhadas, criando um efeito visual espetacular. Depósitos de septária (gretas de contração preenchidas por calcita) ocorrem nos trechos centrais da gruta, constituindo um dos melhores exemplos no mundo deste tipo de espeleotema. Mesmo em locais onde não há ocorrência de espeleotemas, a morfologia de muitas galerias é bastante atraente. Salões abobadados e belas intercalações de chert em um dolomito de cor clara contribuem para uma morfologia de forma geral bastante interessante.
 
 A Gruta da Barriguda era denominada Gruta dos Patos. É provável que esse nome se deve ao fato de que, na área onde se encontra a cavidade existia um lago onde viviam dezenas de patos. O lago teria secado, num processo lento, em questão de três décadas. Por ocasião do Centenário de Campo Formoso, essa gruta passou a ser chamada de Gruta do Centenário, mas, devido à existência de outra gruta com esse mesmo nome, essa caverna tem hoje o nome de Gruta da Barriguda, nome esse derivado de uma barriguda que estende suas raízes na entrada da mesma, tornando assim o lugar ainda mais belo.      A Gruta da Barriguda é considerada umas das mais belas do planeta devido ao fato de possuir belas e conservadas estalactites e estalagmites. 

REFERÊNCIAS
AULER, Augusto; et alli. As Grandes Cavernas do Brasil. Belo Horizonte: Editora Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleólogicas.
FREITAS, Edith Alves de A. & SILVA, José Freitas da. 1996. História da Freguesia Velha de Santo Antonio – Campo Formoso.
SCAPOLATEMPORE, Renato. Encontro em Dia. In Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte. 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário