quinta-feira, 13 de junho de 2013

PINHA- DE- MACACO (Rollinia sylvatica)





Na zona das grotas do município de Campo Formoso, devido à intensa atividade antrópica, em função da exploração madeireira no passado, da agropecuária e das queimadas surgiu uma área herbáceo-arbustiva, denominada “capoeira” (do tupi kapu’era, que significa mata que foi).

Nesta área encontramos uma planta que a população local chama de Pinha-de-macaco. Pertence a família Annonaceae, cujas plantas são dicotiledóneas pertencente à ordem Magnoliales, de distribuição tropical em todo o mundo. 

No Brasil ocorrem cerca de 250 espécies, em 33 gêneros. O grupo inclui diversos frutos usados na alimentação. A família é constituída principalmente por árvores, raramente arbustos ou lianas.

A árvore é de médio porte, 5 a 10 metros de altura, de porte esguio ou copada, dependendo da vegetação em torno. Folhas simples, lisas, de 10 cm. Flores pequenas de tom alaranjadas. Fruto de 10 cm, amarelo quando maduro, sementes envoltas em pequena quantidade de polpa doce.Tem uma casca dura e mais grossa que a maioria das Annonas.

A Pinha-de-macaco é muito atrativa para a fauna. Fruto comestivel, apesar de conter pouca polpa em comparação com outras Annonaceas mais comercializadas. 
  

REFERÊNCIAS
Árvores do Brasil. Pinha - Rollinia sylvatica. Disponível em: http://www.arvores.brasil.nom.br/new/pinha/index.htm.  Acesso em 06 de junho de 2013.

Rollinia sylvatica.  Disponível em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rollinia_sylvatica. Acesso em 06 de junho de 2013.

Rollinia sylvatica (A. St. Hil.)  Mart. Disponível em: http://www.rededesementesdocerrado.com.br/Especies/Annonaceae/Rollinia/sylvatica_522/ . Acesso em 06 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário