sábado, 27 de outubro de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 
  

Sustentabilidade está relacionada à estabilidade, permanência no tempo, durabilidade.  O termo foi sugerido no início dos anos 70, em estudos de cunho ecológico (sustentabilidade biológica), que focalizavam a interdependência entre uma população e os recursos de seu ambiente. A expressão desenvolvimento sustentável tem suas raízes na Conferência das Nações Unidas, Sobre o Ambiente Humano (CNUAH), realizada na cidade de Estocolmo, Suécia em 1972, esta relacionada com a necessidade de proteção dos recursos naturais, quando se questionava a escassez dos mesmos (VALE, 2005).

Na mesma época, o relatório Limites do Crescimento Econômico, publicado pelo Clube de Roma, mostrava que o crescimento ilimitado era prejudicial, prevendo que se chegaria aos limites do desenvolvimento global nos cem anos seguinte, se não mudassem as tendências socioeconômicas da população mundial. Passados quinze anos, o termo se materializou em um documento elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) intitulado Nosso Futuro Comum ou relatório Brundtland, que definiu desenvolvimento sustentável como sendo aquele “que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem a suas próprias necessidades” (FILHO, 2000).

O relatório Brundtland define desenvolvimento sustentável a partir de dois conceitos chaves: o conceito das “necessidades” voltado para a garantia de sobrevivência dos pobres. O segundo está relacionado ao crescimento tecnológico e a organização social construída sobre as bases capitalistas. Aponta objetivos para viabilizar a construção do desenvolvimento sustentável, tais como: alterara a qualidade do desenvolvimento; retomar o crescimento; atender as necessidades essenciais de emprego, alimentação, energia, água potável e saneamento das populações; manter um nível populacional sustentável; conservar e melhorar a base dos recursos naturais; reorientar a tecnologia e administrar riscos; e, incluir o meio ambiente no processo de tomada de decisões (VALE, 2005). Scheidner (2010) afirma que: “Para que haja um desenvolvimento sustentável é preciso que todos tenham atendidas suas necessidades básicas e lhes sejam proporcionadas oportunidades de concretizar suas aspirações para uma vida melhor”.

 Nos anos 80 a expressão foi associada ao desenvolvimento e meio ambiente, no processo de preparação da Conferência da ONU que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. O conceito foi amplamente utilizado pela no relatório que a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou à ONU, sob o nome de Nosso Futuro Comum. O conceito tem tido sua abrangência cada vez mais ampliada, tem sido associado às dimensões econômica, ambiental e social, vistas como indissociáveis. O adjetivo sustentável tem sido aplicado ao transporte, consumo, turismo sustentável no sentido de qualificar qualquer objeto de política pública, prática social ou empreendimento que esteja de acordo com princípios de sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável está relacionado a processos que possam anunciar uma transição desta para uma nova sociedade, a qual participa nas decisões e no processo de controle ambiental (CHIESA, 2010).
REFERÊNCIAS


CHIESA, Maria Aparecida dos Santos. Gestão ambiental: entraves e perspectivas para a municipalização no estado do Espírito Santo. Disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=pt- BR&source=hp&q=gEST%C3%83O+AMBIENTAL%3A+ENTRAVES+E+PERSPECTIVAS+PARA+A+MUNICIPALIZA%C3%87%C3%83O+DO+ESTADO+DO+ESPIRITO+SANTO&aq=o&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= Acesso em 14 de julho de 2010.


FILHO, José Carlos Lázaro da Silva. Gestão Ambiental Municipal: O caso da Prefeitura de Porto Alegre. Porto Alegre, 2000.


SCHNEIDER, Evania. Gestão ambiental municipal. Preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Acesso em 13 de julho de 2010. Disponível em:

VALE, Marcelo Fabiane Silva do. Educação ambiental associada ao ecoturismo como instrumento para o desenvolvimento sustentável, Serra da Jacobina – BA, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário